Shirley Pereira é assistente social e possuí em sua essência e história de vida o empreendedorismo e a luta pelas causas sociais; foi assim que, em novembro de 2017, ela, corajosamente, reuniu alguns familiares e amigos para fundarem o Instituto Casa do Caminho. Sensibilizados pela vulnerabilidade da pessoa adoecida vinda do interior de MG para tratamento na rede SUS, reconheceram nesses pacientes e acompanhantes o sofrimento e seus desdobramentos emocionais, sociais, econômicos, espirituais e especialmente a perda de vínculos. Assim, idealizaram uma casa com amparo digno a essas pessoas, reunindo seus conhecimentos técnicos, talentos, amorosidade e experiência no Terceiro Setor.
Sendo assim, o Instituto Casa do Caminho nasceu com o propósito de oferecer um acolhimento que pudesse ser transformador no enfrentamento da doença, além de ter como princípio uma gestão profissionalizada e um modelo autossustentável através dos bazares beneficentes.
Portanto, somos uma Associação filantrópica de iniciativa privada e independente, pois não pertencemos aos poderes políticos, econômicos ou religiosos; possuímos processos democráticos e transparentes, decidindo como, quando e onde atuar. Vivemos exclusivamente de doações.