Nosso
Acolhimento

O Instituto Casa do Caminho tem como proposta um “olhar” para além da doença física, percebendo e acolhendo o ser humano em sua integralidade- o que significa reconhecer as dimensões bio-psico-sócio-espiritual. Trabalhamos, assim, com a pessoa doente, não com a doença.
Oferecemos:

Hospedagem: Nossa casa conta com uma estrutura de 32 leitos, onde circulam uma média de 100 pessoas por mês, garantindo ao paciente e seu acompanhante a hospedagem enquanto durar o tratamento.

6 refeições diárias: O cheirinho de coisa gostosa que vem da cozinha é nossa marca registrada. Servimos 06 refeições diárias, com cardápio balanceado e nutritivo, além de oferecer alimentação personalizada para a necessidade de pacientes debilitados ou com restrições alimentares.

Cuidadoras 24hrs: Embora não realizemos nenhum procedimento médico-hospitalar, nossa casa conta com um serviço de Cuidadoras em Saúde 24hrs, dando segurança aos pacientes, suas reações aos tratamentos, acompanhando sua medicação e, principalmente, acolhendo de forma humanizada.

Serviço Social: O serviço social é a porta de entrada do acolhido em nossa instituição, mas, muito além da hospedagem, este tem como propósito acessar os direitos do paciente através dos órgãos de controle social e o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), promovendo cidadania e acesso à direitos constitucionais.

Atendimento Psicológico: Todos os acolhidos passam por Atendimento Psicológico que acolhe os impactos emocionais do adoecimento e perdas de vínculos do paciente e seus acompanhantes, trabalhando seus medos e inquietações e criando condições para que ele vislumbre novas perspectivas, levando a uma atitude de enfrentamento.

Oficinas Terapêuticas: Visando o reconhecimento do saber dos nossos acolhidos para promoção de saúde mental e entretenimento, nossa casa conta com oficinas de bordados, horta, trabalhos manuais, alongamentos matinais, entre outros.

Medicina Integrativa: Medicina Integrativa é definida como uma abordagem médica orientada para a cura, em que a ausência da doença não é o foco do tratamento, mas sim o bem-estar do paciente. O objetivo é abordar a pessoa em sua totalidade. Oferecemos assim: acupuntura, Reik, massoterapia, HQI, homeopatia, etc.

Oficinas Religiosas: Apesar de sermos uma instituição sem vínculos religiosos, acreditamos que a vivência da religiosidade contribui de forma positiva no enfrentamento da doença. Por isso, amparados pelo nome Casa do Caminho, buscamos um acolhimento fraternal onde possamos partilhar o ensinamento de Amor Universal do Cristo em um espaço ecumênico. Sendo assim, semanalmente recebemos voluntários para as oficinas católica, espírita e evangélica.

Serviços Prestados

A Casa do Caminho oferece gratuitamente para seus acolhidos e um acompanhante os seguintes serviços:

Hospedagem

Serviço Social

6 refeições diária

Oficinas Terapêuticas

Cuidadoras 24hrs

Medicina Integrativa

Atendimento Psicológico

Oficinas Religiosas